Descubra 5 formas para você se livrar de vez do estresse e da ansiedade!

Você é muito estressado e ansioso? Se você rolou todo este texto pra baixo antes de ler este primeiro parágrafo, com certeza você é e isso pode estar acabando com a sua saúde!


Quem é ansioso muitas vezes acaba sentindo medo, insegurança, desconforto e uma série de outras sensações que te fazem se sentir como se algo desagradável estivesse prestes a ocorrer.


Se você acha que ser ansioso e estressado é algo que faz parte da sua personalidade e que, por este motivo, foge ao teu controle, saiba que existem diversas práticas que você pode incorporar à sua vida que irão mudá-la por completo.


Então leia este artigo e aprenda a se livrar de vez do estresse e da ansiedade!




O que pode indicar que você está estressado ou que é ansioso?


Antes de qualquer coisa, é importante destacar que muitas vezes o estresse e a ansiedade são confundidos como sinônimos, mas eles não são a mesma coisa e estão longe de ser!


O estresse está associado a uma situação ou pensamento que gera frustração e nervosismo mas que acaba sendo momentâneo, motivo pelo qual se diz "estar estressado".


Por outro lado, a ansiedade se relaciona ao estresse, mas é caracterizada por um medo irracional de que algo ruim ou perigoso está na iminência de ocorrer, associando-se de modo mais íntimo a doenças psiquiátricas, como a depressão. Por este motivo, dizemos que a pessoa "é ansiosa".


Muitas vezes a ansiedade e o estresse possuem os mesmos sintomas, sendo alguns dos mais comuns:

  1. · Coração e respiração acelerada;

  2. · Suores, principalmente nas mãos;

  3. · Tremores e tonturas;

  4. · Roer as unhas;

  5. · Vontade frequente de urinar e dor de barriga.



Quando estes sintomas se tornam mais frequentes e a ansiedade e o estresse se aprofundam, podem surgir ainda alguns outros ainda mais graves, dos quais se destacam:

  1. · Alterações no sono, como dormir pouco ou muito mantendo-se cansado;

  2. · Dores musculares;

  3. · Pressão alta;

  4. · Alterações do apetite, com aumento ou perda de vontade para comer;

  5. · Dificuldade de concentração e esquecimento frequente.


Se você de identificou com estes sintomas, há muitas chances de que você seja estressado, então fique de olha a estas 5 formas de se livrar de vez da ansiedade!


Pratique atividades físicas e se alimente bem


A melhor forma de ter uma vida saudável não é tratando doenças, mas sim prevenindo que elas ocorram.


Você é aquilo que você come, então não espere ser saudável comendo fast food. Para controlar a ansiedade, procure ingerir alimentos que são fontes de triptofano, como a banana e o chocolate (em moderação), bem como ainda fazer suplementação alimentar com taurina e glutamina. Lembrando que é sempre recomendado procurar um nutricionista antes.


Além disso, não apenas a alimentação é fundamental, mas também a prática de exercícios físicos faz com que a pessoa, dentre uma série de outros benefícios, consiga controlar eficazmente a ansiedade.


Existe inclusive comprovação científica de que movimentar o corpo libera serotonina, que está diretamente ligada ao prazer e inibe a produção de cortisol, vilão número um para que o estresse dê às caras.


Se você não curte academia, lutas, natação, ou esportes de alta intensidade, não se desespere. Praticar caminhadas por 30 minutos por dia já será de grande ajuda ao seu corpo, em especial se você levar uma vida sedentária.


Além disso, durante a caminhada, você ainda pode aproveitar o tempo para refletir e meditar sobre a vida e, certamente, você verá a qualidade de pensamentos se rebuscando ao longo do tempo, pois a atividade física comprovadamente ajuda na oxigenação do cérebro.



Livre-se da negatividade


A negatividade nunca levou ninguém a nenhum lugar de destaque. Ser pessimista é uma escolha que exige o mesmo esforço de ser otimista. A única diferença entre ambos é o resultado que geram.


Obviamente adversidades sempre ocorrem, pois há coisas sobre as quais não temos controle e, além disso, por sermos humanos, é natural que cometamos erros.


No entanto, não se martirize tanto e não se responsabilize de modo tão severo. Busque ressignificar o que acontece de ruim para você e sempre que um pensamento ruim vier à sua mente, busque substituí-lo imediatamente por uma lembrança que te gere bons sentimentos.


Além disso, a ansiedade é prima da depressão, a diferença é que esta está relacionada ao passado, enquanto aquela ao futuro.


A melhor forma de se livrar de ambas é viver o aqui e o agora, pois desta forma você terá maior controle de analisar, avaliar e agir diante das situações que aparecerem em sua vida.



Confie mais em você mesmo.


Você precisa ser a pessoa com quem você mais gosta de estar. Afinal de contas, você é a única pessoa que estará consigo mesmo para o resto de sua vida!


Pode parecer besta dizer isso, mas na verdade, as pessoas ansiosas costumam não ter uma boa autoconfiança e um bom autoconhecimento.


Isso faz com que elas não gostem da forma que elas se observam hoje e, por tal razão, projetam o como gostariam de estar no futuro como uma forma de escapismo do presente.


Com isso não entenda que eu quero dizer que você não deva ter planos ou sonhos, muito pelo contrário, já que são eles que nos fazem seguir em frente.


O que eu quero dizer, na verdade é que os sonhos e planos devem ser congruentes com aquilo que você cultiva hoje, de modo que dificilmente uma pessoa que se detesta hoje ou que não ama aquilo que faz, terá sucesso daqui a cinco anos.


Por isso, antes de mais nada, procure se conhecer e saber aquilo que te dá tesão e que você ama fazer. Deste modo praticando o que você ama, dificilmente você terá tempo para se estressar, mesmo porque os resultados serão naturais.



Faça meditação, auto hipnose, exercícios de respiração e cuide do seu sono


Todos estes hábitos podem ser feitos por você mesmo e, apesar de serem bastante simples, mudarão radicalmente a sua vida.


Meditação e auto hipnose precisam ser estudados para que você aprenda melhor como se faz, o que pode até ser assunto para um próximo artigo.


Caso você esteja ansioso, você ainda pode procurar no Youtube, onde você achará uma série de vídeos explicando o como praticar, bem como ainda diversos áudios longos ou curtos de auto hipnose para que os ouça dormindo, ou como forma de meditação.


Quanto à respiração, o seu controle auxiliará na redução das reações do sistema nervoso autônomo.


Isto pode ser feito compassando a respiração, inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Neste momento, deixe o abdome se estufar. Depois, expire suavemente, expelindo o ar pela boca.


O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia, o tremor e, por consequência a ansiedade e o estresse.


Por fim, preste atenção à qualidade do sono que você vem tendo. Evite celulares e computadores na hora que anteceder seu momento de ir à cama e ainda evite atividades mais agitadas ou trabalhar neste mesmo período. Uma noite bem dormida não apenas aliviará seu estresse, como ainda promoverá uma maior qualidade de vida como um todo para você.



Faça massagem


Muita gente desconhece todos os benefícios da massagem, pois se conhecessem com certeza ela seria muito mais praticada.


A verdade é que desde logo, a massagem faz melhorar o funcionamento do corpo e da mente.


Ela ajuda a manter o equilíbrio e ainda promove a sensação de bem-estar, aliviando tensões.


A prática ajuda a estimular a produção de um hormônio chamado ocitocina, que combate a tensão muscular, melhora o humor e diminui a sensação de estresse.


Além disso, as massagens podem além de relaxar, melhorar na descoberta do próprio corpo e dos canais de prazer. Se você deseja conhecer técnicas de massagem que irão mudar sua vida, clique aqui.


Agora se você quiser fazer uma massagem da qual você jamais se esquecerá, conheça o Spa Nirvana, clicando aqui!




Conclusões e considerações finais


Neste artigo, você aprendeu formas de se livrar de uma vez por todas do estresse e da ansiedade.


Se você deseja ter uma vida mais leve, feliz e produtiva, é fundamental que você aplique o que você aprendeu aqui em sua vida, pois do contrário um dia a saúde cobrará a conta de você, e como dissemos, prevenir é sempre melhor do que remediar...


Não deixe de conhecer o Nirvana Spa e marque uma massagem, para que você comece a descobrir todos os benefícios da massagem relaxante e ainda da sensual em sua vida. Conheça mais clicando aqui.


Agora se você quiser mais informações para se desenvolver de um modo geral, não deixe de conhecer este programa revolucionário aqui.



Referências


https://drjulianopimentel.com.br/artigos/aliviar-o-estresse-ansiedade-passos/

https://www.tuasaude.com/stress-e-ansiedade/

https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/4327-15-dicas-para-controlar-a-ansiedade

Spn_image_final_white.png

© Clínica de Massagem Estado Nirvana Spa
2018 todos os direitos reservados

CNPJ: 30061643/0001-06

  • pinterest-spa-nirvana.jpg

Rua Azevedo Soares, 115, Tatuapé, São Paulo

( Portão de madeira grande )

De Segunda a Sexta 
Das : 12h as 21h30 (último horário inicia as 20:30)
​​Sábado : 10h - 17h